A contribuição da Ciência da Religião para a formação de docentes ao Ensino Religioso
Palavras-chave:
Modelos de Ensino Religioso, Ciência da Religião, Filosofia da Religião, Transposição didática, EducaçãoResumo
Este artigo retoma a conhecida proposta tríplice de modelos de Ensino Religioso (catequético, teológico e da Ciência da Religião) para tentar justificar porque a Ciência da Religião deve ser o modelo mais coerente para fundamentar teórica e metodologicamente a prática dessa disciplina escolar. Mostra também um exemplo da contribuição que pode dar a Filosofia da Religião no processo de transposição didática dos resultados da Ciência da Religião para os conteúdos e práticas pedagógicas.
Downloads
Publicado
2015-12-31
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.