A contribuição da Ciência da Religião para a formação de docentes ao Ensino Religioso

Autores

  • Afonso Maria Ligorio Soares PUCSP

Palavras-chave:

Modelos de Ensino Religioso, Ciência da Religião, Filosofia da Religião, Transposição didática, Educação

Resumo

Este artigo retoma a conhecida proposta tríplice de modelos de Ensino Religioso (catequético, teológico e da Ciência da Religião) para tentar justificar porque a Ciência da Religião deve ser o modelo mais coerente para fundamentar teórica e metodologicamente a prática dessa disciplina escolar. Mostra também um exemplo da contribuição que pode dar a Filosofia da Religião no processo de transposição didática dos resultados da Ciência da Religião para os conteúdos e práticas pedagógicas.

 

Biografia do Autor

Afonso Maria Ligorio Soares, PUCSP

Livre-Docente (2009) do Departamento de Ciência da Religião da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo-UMESP (2001), com pós-doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2005). É mestre em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, 1990). Como Professor Associado da PUC-SP, leciona e pesquisa no Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências da Religião.

 

Downloads

Publicado

2015-12-31