O Ensino Religioso no Brasil: a constituição de campo disputado
Palavras-chave:
Educação escolar. Ensino religioso. Religião e educação, Educação, História da Educação.Resumo
Constituída a partir da profunda herança cultural e educacional no país, a religião cristã, em particular a católica, buscou garantir sua presença no espaço público. Com nova roupagem, o ensino religioso configurou-se como ensino de doutrina e de catequese dentro da escola pública, gerando disputa no campo político pela defesa ou negação deste componente na escola pública, tendo em vista o Estado laico, ao mesmo tempo em que gera uma disputa no campo religioso, visto que diversas denominações buscam apoderar-se desse espaço. Por meio da pesquisa bibliográfica, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre as disputas de campo que se estabelecem em torno da disciplina de ensino religioso no Brasil. Busca-se assim, a partir das contribuições de Bourdieu, entender o campo como lócus de efetivação dessas lutas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.