Sincretismo e migração. Notas a partir do pensamento de Afonso Maria Ligorio Soares
Palavras-chave:
religião, sincretismo religioso, migração, interface e rupturasResumo
Nos últimos cinco anos, em decorrência do início da guerra civil síria em 2011, o fenômeno da migração está fazendo parte da preocupação de diversos setores da sociedade mundial. Na tensão entre ter que deixar sua terra de origem e partir para uma outra incerta, o ato de migrar é vivido pelos migrantes como uma ruptura com a sua história. O ponto de partida da reflexão realizada neste artigo é o pensamento do professor Afonso Maria Ligorio Soares. Suas pesquisasem torno do tema do sincretismo religioso deixaram uma contribuição peculiar para a teologia. O percurso do artigo contempla dois momentos: no primeiro momento analisa-se a categoria sincretismo no pensamento desse autor e, no segundo momento, examina-se a contribuição dessa categoria para a compreensão dos processos migratórios.Downloads
Publicado
2016-04-30
Edição
Seção
Diálogos
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.