A Capela do Senhor Jesus D’além. As Ruínas Religiosas enquanto Elementos para a Construção das Memórias Locais
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2018vol18i3a10Palavras-chave:
Ruínas, Estruturas Religiosas, Capela, MemóriasResumo
O exercício presente neste texto procura refletir sobre a importância das ruínas das estruturas religiosas enquanto poderosos elementos na interpretação e construção das memórias locais do espaço onde as mesmas se inserem. A Capela do Senhor Jesus D’ Além, datada do século XIX, situada no município de Vila Nova de Gaia, em Portugal, é o estudo de caso escolhido. Em ruínas e em pleno estado de degradação, muitos são os elementos históricos que possibilitam a interpretação do quotidianos da cidade durante o seu período de funcionamento. Atualmente, guardam nos seus espaços pedaços de memórias, sendo exemplo da incúria dos indivíduos.Downloads
Publicado
2018-12-25
Edição
Seção
Intercâmbio
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.