Geografia, religião e mídia: novas interfaces do sagrado na era hipermoderna
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2019vol19i3a4Palavras-chave:
Hipermodernidade, Ciberespaço, Capitalismo, Artista Estética, Religião e MídiaResumo
As novas conjunturas sociais e culturais possibilitam ao homem religioso ter acesso a diferentes mídias que proporcionam novas interações e conexões com o sagrado, gerando, assim, novos campos de análises e pesquisas sobre o universo midiático e do ciberespaço. Essas mudanças propiciam diferentes campos de pesquisa, em especial para a Geografia. Apoiado na tríade entre o homem, a tecnologia e o sagrado, as religiões se apropriam dessa novidade buscando, entre disputas políticas e econômicas, a manutenção de seus territórios religiosos e devotos. Buscando descortinar essas conjunturas hodiernas, o objetivo deste artigo será de apresentar ao leitor: a) a Geografia da Religião como campo de investigação em transformação; b) as novas transformações socioculturais na sociedade capitalista hipermoderna e; c) hipermodernidade digital, novos aportes teóricos e metodológicos na ciência geográfica. O campo de investigação empírico se dará através da Igreja
Católica Apostólica Romana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.