Religiões de matriz africana e afro-brasileira no tempo presente: possibilidades e perspectivas de estudo para o campo da história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2021vol21i1a3

Palavras-chave:

Religiões afro-brasileiras. Boa Vista/ RR. História Oral. Tempo Presente.

Resumo

Neste trabalho, convidamos os historiadores aos estudos das religiões de matriz africana e afro-brasileira, largamente difundidos entre os profissionais das ciências sociais, pensando como possibilidade analítica a história do tempo presente e a história oral. Desse modo, traremos as discussões sobre os estudos realizados na região Norte do Brasil, em particular o estado de Roraima. Por fim, apresentaremos um relato de experiência sobre nossos itinerários investigativos.

Biografia do Autor

Monalisa Pavonne Oliveira, Universidade Federal de Roraima Prof. Dr Curso de História

Professora na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Professora do Mestrado Profissional em História (ProfHistória)/ UFRR. Doutora em História na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 2016. Pesquisadora Visitante na Universidade de Lisboa (Lisboa/ Portugal), pelo Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), entre 2014 e 2015. Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em 2010. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em 2005. Organizou com Maria Clara Ferreira, o livro Associações religiosas leigas de negros, pardos e brancos nas Minas do Ouro, em 2015. Colaboradora/ Colunista na Revista Contemporartes Revista Semanal de Difusão Cultural (2017-2019). Organizadora da Coleção História do Tempo Presente em conjunto com Tiago Siqueira Reis, Carla Monteiro de Souza e América de Lyra Jr.. Coordenadora do projeto Capacitação e identificação de bens culturais, junto às comunidades de religiosidade de matriz africana e afro-brasileira mapeadas pelo IPHAN/RR entre os anos de 2016 e 2018, em Boa Vista/RR. Líder do Grupo de Pesquisa História Colonial e Ensino de História. 

Downloads

Publicado

2021-05-28

Edição

Seção

Intercâmbio