Esticando para Jesus: yoga cristã, corporeidade e transcendência
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i1a5Palavras-chave:
Antropologia fenomenológica, Yoga cristã, CorporeidadeResumo
Este artigo tem como objetivo analisar, sob um ponto de vista fenomenológico-antropológico, as linhas de vida, as modulações do corpo, das sensibilidades e da percepção envolvidas na invenção e na prática da yoga cristã, modalidade de yoga criada pelo sacerdote jesuíta Haroldo J. Rahm. Para tanto, seguimos como ancoragem empírica fontes etnográficas e histórico-literárias referentes às práticas, retiros e livros sobre yoga cristã e seus exercícios psicossomáticos, visando: 1º) desenhar suas linhas de vida e 2º) acompanhá-las sob o ponto de vista da corporeidade.
Downloads
Publicado
2020-06-24
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.