A performance islâmica de luto: uma análise através do território religioso
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i1a6Palavras-chave:
Performance islâmica, Islam xiita, Território religioso.Resumo
Neste artigo é analisada uma performance religiosa no contexto de uma celebração anual que ocorre, concomitantemente, ao redor do mundo, de acordo com o calendário islâmico. Essa expressão cultural apresentou particularidades relevantes e inéditas ao meu campo de estudos durante o doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, resultando na proposta de uma nova abordagem sobre o conceito de território religioso, que só se tornou possível devido ao profundo estudo dessa performance religiosa islâmica, relacionando-a a um amplo debate conceitual geográfico. O objetivo deste artigo concentra-se em analisar uma performance religiosa relacionando-a ao conceito de território religioso, através do método etnogeográfico, tendo como orientação epistemológica a geografia cultural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.