Da autorrenúncia altruísta ao culto narcisista: uma mudança de paradigma na cultura religiosa midiatizada
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i1a15Palavras-chave:
Religião, Cultura, Mídia, NarcisismoResumo
Neste artigo, propomos uma reflexão teórica sobre o surgimento e disseminação da cultura narcisista e sua incorporação às práticas religiosas na contemporaneidade. Tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, observaremos como as narrativas mitológicas antigas que alertavam para a ameaça da hybris e tinham papel pedagógico na regulação da vida em sociedade deram lugar a narrativas que divinizam o EU e estimulam o egocentrismo na sociedade contemporânea midiatizada, regida pela performance e pelo espetáculo. Por fim, analisaremos como a ética protestante, outrora centrada na auto renúncia e no altruísmo, incorporou essa nova cultura mudando seu lugar de atuação para atender a essa demanda emergente de performance e de terapia, típicas da cultura narcisista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.