Modernidade, crítica e retorno da religião: uma abordagem de Parasita e O Poço
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i3a5Palavras-chave:
Religião, Modernidade, Parasita, O PoçoResumo
Nosso artigo trata da relação entre modernidade e religião através dos filmes Parasita (2019) e O poço (2019). Seu objetivo é demonstrar como esses filmes retratam essa relação. Temos como hipótese que isso se dá por meio da crítica da religião desenvolvida pela modernidade e de seu retorno. Dessa forma, o artigo segue na seguinte ordem: 1) análise da religião, na perspectiva moderna, em configuração imagética, ideológica e estrutural em cada um dos filmes; 2) aproximação dos enredos com as críticas modernas à religião e com seu retorno. Pretendemos que este artigo contribua tanto para os estudos de religião e cinema (e cultura pop em geral) quanto para o campo de pesquisa da relação entre religião e contemporaneidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.