Videogame, religião e gênero: discursos da masculinidade mórmon em Fallout: New Vegas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i3a11Palavras-chave:
Religião, Masculinidades, Videogame, Consumo, MórmonsResumo
Posto que os videogames são artefatos que medeiam relações sociais amplas como as partilhas de gênero e suas relações com as religiões, o objetivo do presente artigo é estudar os cruzamentos entre discursos sobre a masculinidade mórmon em Fallout: New Vegas. Assim, observaremos como determinadas formas de performatização de gênero a partir da religião se materializam na cultura pop. Utilizaremos os pressupostos metodológicos da análise de discurso de Linha Francesa, a partir da noção de que todo discurso se gera e adquire especificidade a partir da uma relação com outros discursos no interior de um campo interdiscursivo. É possível observar, no jogo, a estetização da masculinidade mórmon a partir de figuras abjetas e a valorização da liderança masculina nas missões evangelizadoras e nos processos de julgamento e de auxílio para a redenção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.