Videogame, religião e gênero: discursos da masculinidade mórmon em Fallout: New Vegas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i3a11

Palavras-chave:

Religião, Masculinidades, Videogame, Consumo, Mórmons

Resumo

Posto que os videogames são artefatos que medeiam relações sociais amplas como as partilhas de gênero e suas relações com as religiões, o objetivo do presente artigo é estudar os cruzamentos entre discursos sobre a masculinidade mórmon em Fallout: New Vegas. Assim, observaremos como determinadas formas de performatização de gênero a partir da religião se materializam na cultura pop. Utilizaremos os pressupostos metodológicos da análise de discurso de Linha Francesa, a partir da noção de que todo discurso se gera e adquire especificidade a partir da uma relação com outros discursos no interior de um campo interdiscursivo. É possível observar, no jogo, a estetização da masculinidade mórmon a partir de figuras abjetas e a valorização da liderança masculina nas missões evangelizadoras e nos processos de julgamento e de auxílio para a redenção.

Biografia do Autor

Eliza Bachega Casadei, ESPM

Professora Titular e vice-coordenadora do PPG em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (São Paulo-SP). Doutora em Ciências da Comunicação (USP, São Paulo-SP).

 

Adille Rigoni Massimini, ESPM

Mestranda em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM, São Paulo-SP)

Downloads

Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Seção Temática