Os Upaniṣads e a noção de ignorância (avidyā) segundo Śaṅkarācārya

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2021vol21i2a2

Palavras-chave:

Upaniṣads , avidyā, Vedānta

Resumo

A postulação dos Upaniṣads do Absoluto Brahman, fundamento ontológico não dual e radicalmente uno, coloca em xeque o status pretensamente substancial da multiplicidade característica do universo empírico (jagat), suspenso na dualidade sujeito-objeto. Como poderia o Uno e Único aparecer como múltiplo, (pretensamente) impregnado da essencialidade do primeiro? É com o intuito de esclarecer esse ponto fundamental que os Upaniṣads introduzem a noção de avidyā ou ignorância. Um dos conceitos heurísticos de maior eficácia epistêmico-soteriológica da história da filosofia indiana, a noção de ignorância é esmiuçada de forma notável em todas as obras comentariais do filósofo da escola Advaita Vedānta Śaṅkarācārya (séc. VIII).

Biografia do Autor

Dilip Loundo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Coordenador, Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia (NERFI/CNPq.)

Professor, Departmento de Ciência da Religião

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Publicado

2021-12-05

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Seção

Seção Temática