Grupos de jovens católicos

Um estudo sobre identidades vivências e práticas religiosas no norte de Portugal

Autores

  • Carla Manuela Cardoso Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto https://orcid.org/0000-0002-4456-4751
  • Teresa Medina Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto https://orcid.org/0000-0003-4828-026X
  • Sofia Marques da Silva Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto https://orcid.org/0000-0002-2688-1171

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2021vol22i1a7

Palavras-chave:

Grupos de Jovens Católicos, Religiosidade, Identidades, Socialização

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre identidades, vivências e práticas religiosas de participantes em grupos de jovens católicos (GJC). Os grupos de jovens católicos constituem-se como espaços de sociabilidade e socialização relevantes, nos quais se podem desenvolver significativos processos de formação, com impacto na construção de uma identidade religiosa. Ainda que se reconheçam as potencialidades destes grupos, no quadro de um processo de socialização mais amplo, que acontece ao longo da vida, estudos específicos sobre estes grupos são ainda muito reduzidos, nomeadamente no que se refere ao contexto português. Neste artigo, a partir do referente teórico da sociologia da educação e da formação e de estudos juvenis, discutiremos os dados de um inquérito aplicado a participantes em grupos de jovens católicos, situados em quatro dioceses, no norte de Portugal (N=765). A análise dos dados aponta para uma, cada vez maior, descompactação das identidades religiosas, associada a processos de resistência juvenil e permitida pela Igreja Católica como resposta ao processo de secularização.

Biografia do Autor

Carla Manuela Cardoso, Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FCPEUP). Doutoranda em Ciências da Educação na FPCEUP. Investigadora colaboradora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP.

Teresa Medina, Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FCPEUP). Professora auxiliar na FPCEUP. Vice-presidente do conselho pedagógico da FPCEUP. Investigadora integrada do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP.

Sofia Marques da Silva, Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FCPEUP). Professora associada na FPCEUP. Subdiretora do Programa Doutoral em Ciências da Educação da FPCEUP. Investigadora integrada do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP.

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Publicado

2022-07-02