Ciência da religião aplicada ao currículo do ensino religioso

Autores

  • Rodrigo Oliveiras dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2021vol22i2a7

Palavras-chave:

Ciência da Religião, Ciência da Religião Aplicada, Ensino Religioso, Currículo, Formação de Professores

Resumo

Este artigo destaca e defende a ciência da religião como área de conhecimento capaz de garantir o ensino religioso enquanto componente curricular em paridade com as demais áreas que compõem o currículo escolar. Para isso, destaca a BNCC como documento norteador para a prática docente de professores de ensino religioso, que encontra na ciência da religião seus referenciais metateóricos aplicados, conta com a pesquisa bibliográfica e documental para essa análise a fim de apresentar seus referenciais próprios no sentido de evidenciar o status acadêmico científico dessa disciplina que se tornou referencial para o estudo sobre religiões e outras visões seculares de mundo, assim como para a formação desses professores. Desse modo, diante dos aportes científicos que lhes são próprios e da experiência acumulada juntos às secretárias de Estado (Pará) e municipal de educação (Belém), não somente, busca-se referendar a ciência da religião como disciplina referencial para o currículo desse componente curricular capaz de assegurar a laicidade do Estado e a sua devida aplicação como uma ciência aplicada da religião.

Biografia do Autor

Rodrigo Oliveiras dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutorando em Ciência da Religião (PUC-SP)

Mestre em Educação (UFPA)

Graduado em Ciência da Religião (UEPA)

Professor de Ensino Religioso da rede estadual do Pará e municipal de Belém

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Publicado

2022-12-02

Edição

Seção

Seção Temática