“Em nome do Pai…”

Análise do trabalho religioso de sacerdotes

Autores

  • Alessandro Gomes Enoque Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Lorrana Laila Silva de Almeida Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2023vol23i1a18

Palavras-chave:

Trabalho religioso, Religião, Sacerdote, Vocação, Catolicismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal compreender como se configura o trabalho religioso de sacerdotes (padres) de igrejas católicas de uma cidade localizada no Estado de Minas Gerais. Para tanto, foi adotada a abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo, exploratória e descritiva. Os instrumentos para a coleta dos dados compreenderam entrevistas semiestruturadas, conduzidas por meio de um roteiro, sendo gravadas e transcritas para análise. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a da análise de discurso. Pôde-se observar que a atividade laboral do padre nasce a partir de um chamado vocacional que é trabalhado em uma formação pautada em cinco eixos principais: acadêmico, intelectual, espiritual, humano-afetivo e comunitário. Observa-se uma rotina árdua/cansativa de atividade sacerdotal e, embora não seja uma profissão perigosa/insalubre, parece haver um consenso na medida em que os padres podem sofrer uma série de danos de natureza física e/ou mental.

Biografia do Autor

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP/PONTAL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Doutor em Sciences Humaines pela École des Sciences de la Gestion (ESQ) da Université du Québec à Montréal (UQAM). Doutor em Ciências Humanas (Sociologia e Ciência Política) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Mestre em Administração de Empresas (Área de Concentração: Organizações e Recursos Humanos) pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG).

Lorrana Laila Silva de Almeida, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Geografia (UFU-MG). Doutoranda em Administração pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE / UFG). Professora substituta da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE / UFG).

Referências

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus Editora, 1996.

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2009.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

BOURDIEU, Pierre. Sociologie de l'Algérie. Paris: PUF, 2012.

BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Porto Alegre: Zouk Editora, 2015.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Petrópolis: Vozes, 2019.

CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 15, n. 4, p. 679-684, 2006.

CATANI, Afrânio Mendes et al. Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

GRUN, Roberto. Trabalho. In: CATANI, Afrânio Mendes et al (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, pp 107-109.

IBGE. Censo 2010: número de católicos cai e aumenta o de evangélicos, espíritas e sem religião. 2010. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/14244-asi-censo-2010-numero-de-catolicos-cai-e-aumenta-o-de-evangelicos-espiritas-e-sem-religiao>. Acesso em: 21 set. 2020.

JOURDAIN, Anne; NOULIN, Sidonie. A teoria de Pierre Bourdieu e seus usos sociológicos. Belo Horizonte: Vozes, 2017.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. São Paulo: Atlas, 2011.

OLIVEIRA, Pedro de Assis Ribeiro de. A teoria do trabalho religioso em Pierre Bourdieu. In: TEIXERA, Faustino (Org.). Sociologia da religião: enfoques teóricos. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010, pp. 177-197.

SANCHIS, Pierre. Religião, cultura e identidades: matrizes e matizes. Belo Horizonte: Vozes, 2018.

Downloads

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Intercâmbio