A persuasão no discurso de São Bernardo de Claraval no tratado sobre o amor de Deus
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2024vol24i3a27Palavras-chave:
Propaganda, Retórica, Igreja CatólicaResumo
A propaganda, como o próprio nome sugere, é a difusão e propagação de ideias, doutrinas ou dogmas, valendo-se de estratégias de persuasão. Entre as muitas esferas onde está presente a propaganda, é possível observar que ela é notavelmente utilizada no ambiente religioso. O presente trabalho tem como objetivo entender a estrutura persuasiva do discurso religioso de São Bernardo de Claraval, monge, santo e doutor da Igreja Católica, especialmente em sua publicação O tratado sobre o amor de Deus, analisando funções e mecanismos persuasivos do texto como ferramentas para a propaganda da doutrina cristã. Partindo do livro Linguagem e Persuasão (2002), de Adilson Citelli, traçou-se um percurso metodológico que resultou em um apontamento e explicação das estruturas persuasivas do capítulo analisado. O artigo lista as estruturas persuasivas do discurso religioso da Idade Média, demonstrando como o uso da retórica era uma ferramenta de estratégia comunicacional também hegemônica.
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