A persuasão no discurso de São Bernardo de Claraval no tratado sobre o amor de Deus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2024vol24i3a27

Palavras-chave:

Propaganda, Retórica, Igreja Católica

Resumo

A propaganda, como o próprio nome sugere, é a difusão e propagação de ideias, doutrinas ou dogmas, valendo-se de estratégias de persuasão. Entre as muitas esferas onde está presente a propaganda, é possível observar que ela é notavelmente utilizada no ambiente religioso. O presente trabalho tem como objetivo entender a estrutura persuasiva do discurso religioso de São Bernardo de Claraval, monge, santo e doutor da Igreja Católica, especialmente em sua publicação O tratado sobre o amor de Deus, analisando funções e mecanismos persuasivos do texto como ferramentas para a propaganda da doutrina cristã. Partindo do livro Linguagem e Persuasão (2002), de Adilson Citelli, traçou-se um percurso metodológico que resultou em um apontamento e explicação das estruturas persuasivas do capítulo analisado. O artigo lista as estruturas persuasivas do discurso religioso da Idade Média, demonstrando como o uso da retórica era uma ferramenta de estratégia comunicacional também hegemônica.

Biografia do Autor

Elisa Ferreira Roseira Leonardi, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciências da Comunicação pela Università Pontificia Salesiana de Roma, e graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Unicentro.

Scheyla Joanne Horst, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutoranda em Estudos Literários (UFPR). Mestre em Letras (Unicentro). Especialista em Jornalismo Literário (FAVI) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo (Unicentro). Comunicadora Social na Universidade Estadual do Centro-Oeste.

João Angelo Pires da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Comunicação e Produção de Sentido nas Mídias pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Ciências da Religião pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) e en Publicidade e Propaganda pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

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Publicado

2025-03-15

Edição

Seção

Intercâmbio