A emergência do conceito de “espiritualidade não religiosa”

Contribuições de obras de referência terminológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2023vol23i2a22

Palavras-chave:

Espiritualidade, Espiritualidade não religiosa, Obras de referência, Conceitos

Resumo

Este artigo analisa a emergência da noção e do conceito de espiritualidade não religiosa em obras de caráter terminológico, no âmbito da teologia e das ciências das religiões. Para tanto, considera o conceito geral de espiritualidade e específico de espiritualidade não religiosa, em obras de referência técnicas como dicionários, compêndios, léxicos, enciclopédias, produzidos desde a década de 1980. Em linhas gerais, seguiu-se os passos de Gil (1995) a respeito de uma pesquisa bibliográfica como vários tipos de leituras: exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. A leitura seletiva foi realizada em duas etapas. Na leitura exploratória inicial, encontramos 35 obras de referência terminológica, mas apenas 7 satisfizeram os critérios de inclusão e exclusão da amostra. Nas obras de teologia analisadas, foram preponderantes os aspectos normativos, de crescimento na vida de piedade pessoal e comunitária, a partir da perspectiva cristã. Nas obras de ciências da religião, prepondera a leitura do fenômeno pelo viés do não religioso, tendo por base as disciplinas de psicologia, de sociologia e de história da religião. Em todos os dicionários analisados, observou-se um viés positivo da espiritualidade que se atém ao transcendente, ainda que este seja uma metáfora de Deus, de uma divindade ou mesmo da superação do si mesmo para uma dimensão mais ampla da vida.

Biografia do Autor

André Augusto Diniz Lira, UFCG

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFCG. Pesquisador Associado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade- Educação (CIERS-Ed) da Fundação Carlos Chagas. Estágio pós-doutoral em Educação na Fundação Carlos Chagas. Estágio Pós-doutoral em Linguística Aplicada no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFRN. Realiza atualmente estágio Pós-doutoral em Teologia na Escola Superior de Teologia (EST). Doutor, Mestre e Especialista em Educação pela UFRN; Especialista em Bíblia (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Especialista em Estudos Bíblicos no Novo Testamento (UNICESUMAR). Licenciado em Psicologia e Formação de Psicólogo pela UEPB. Tutor do PET Pedagogia da UFCG. Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade, Cultura e Educação (GPSCE). Atualmente, tem interesse na orientação e no desenvolvimento de pesquisas em: Identidades sociais e profissionais na educação. Teoria das Representações Sociais e Educação. Pesquisas (auto)biográficas na educação. Pesquisas bibliográficas em conceitos educacionais. Ensino superior. Espiritualidade. 

Júlio Cézar Adam, Escola Superior de Teologia

Júlio Cézar Adam é professor adjunto de Teologia Prática na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS, Brasil. Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (Faculdades EST - 1996) e doutorado em Teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha (2004); Recebeu o prêmio Karl H. Ditze, da Universidade de Hamburgo, de tese de destaque, em 2004. Atua como professor de liturgia, homilética, ministério, edificação de comunidade e espiritualidade. Foi pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (2019 -2022) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST (2014-2018). Coordena o grupo de pesquisa "Espiritualidade, Religião Vivida e Teologia Prática." É fundador e coordenador do Beatitude: Centro de Espiritualidade, Psicologia e Bem Viver (2020 -); Diretor do Centro de Recursos Litúrgicos (CRL) e coordenador da Rede Latino Americana de Homilética (RedLah); Diretor da revista Estudos Teológicos (A3) (2014-2016; 2019 - 2022), da Revista Tear Online (A4). Além disso, integra o conselho editorial das revistas Caminhando e das revistas internacionais Studia Liturgica, International Journal of Homiletics e International Journal of Practical Theology. Desde 2001 é membro da Societas Liturgica. Desde 2012 é membro e também integrante do conselho diretor da Societas Homiletica. Desde 2016 é membro da International Academy of Practical Theology (IAPT), tendo integrado o conselho executivo da organização (2016-2021). Desde 2010 integra a Global Network for Research Centres in Theology, Religious and Christian Studies. Desde 2017 é membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião ? SOTER. Integrou o Conselho Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE) ((2018-2020). É bolsista de produtividade em pesquisa PQ-2 do CNPq (2023 -). Foi bolsista da CAPES/Humboldt (Pesquisador Experiente/Pós-Doutorado) na Universidade de Hamburgo/Alemanha, de 2015-2018, pesquisando sobre Teologia Prática, cultura e religião vivida no cinema brasileiro. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC/RS (2011-2012), pelo PROCAD/CAPES, pesquisando sobre elementos religiosos na indústria cultural de Max Horkheimer e Theodor Adorno. Como pesquisador residente investigou a mesma temática em 2016-2017 no Center of Lived Religion, da Universidade Livre de Amsterdam. Tem pesquisado na área da Teologia Prática, mais especificamente no âmbito do culto cristão, liturgia e homilética, espiritualidade, ministério e edificação de comunidade, ensino religioso e temas relacionados a mídias, cinema e religião vivida, comportamento e religiosidade juvenil. (

Referências

AMATUZZI, Mauro Martins (Org.). Psicologia e Espiritualidade. São Paulo: Paulus, 2005.

ANCILLI, Ermanno. Dicionário de Espiritualidade: v. 2. São Paulo: Paulinas; Loyola, 2012.

ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto (Org.). Espiritualidade e Prática Clínica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

ARAÚJO, Israel de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

BAPTISTA, Paulo Agostinho N. Dossiê: espiritualidades não religiosas. Horizonte, v. 12, n. 35, Belo Horizonte, p. 650-653, 2014. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n35p658. Acesso em fev. de 2023.

BARROS, José D’Assunção de. Os Conceitos: seus usos nas ciências Humanas. Petrópolis: Vozes, 2016.

BORRIELO, L.; GENIO, M. R. del.; SUFFI, N. Dicionário de Mística. São Paulo: Loyola, 2003.

BORTOLLETO FILHO, Fernando. Dicionário Brasileiro de Teologia. São Paulo: ASTE, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

CHAN, Simon. Espiritualidade. In: DYRNESS, A. William; KÄRKKÄINEN, Veli-Matti (Edit. Gerais). Dicionário global de teologia. São Paulo: Hagnos, 2016. (Edição do Kindle).

CHAN, Simon. Spiritual Theology: a systematic study of the christian life. Madison: Intervarsity Press, 2008.

CORBÍ, Marià. Para uma espiritualidade leiga: sem crenças, sem religiões, sem deuses. São Paulo: Paulus, 2010.

DYRANESS William A.; KÄRKKÄINEN, Veli-Matti. (Edit. Gerais) Dicionário global de teologia*. São Paulo: Hagnos, 2016. (Edição do Kindle).

ELWEELL, Walter A. Enciclopédia Histórico-teológica Cristã. São Paulo: Vida Nova, 2009.

ERICKSON Millard J. Dicionário Popular de Teologia. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.

FLORISTÁN, Casiano. Espiritualidade. In: TAMAYO, Juan José. (Org.) Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo: Paulus, 2009, pp. 183- 189.

FRANCO, Clarissa de. Psicologia e espiritualidade. In: PASSOS, João Décio. USARSKI, Frank. (Orgs.) Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas; Paulus, 2021, pp. 399- 410.

GIL, Antonio Carlos. Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1995.

GOSMANN, Elisabete. Dicionário de Teologia Feminista. Petrópolis: Vozes, 1997.

GRENZ, Stranley J.; GUTERETZKI, David; NORDLING, Cherity Fee. Dicionário de Teologia. São Paulo: Vida, 2013.

HADOT, Pierre. Ejercícios espirituales y Filosofía Antigua. Madrid: Siruela, 2003.

HADOT, Pierre. La filosofía como forma de vida. Barcelona: Alpha Decay, 2009.

HAWTHORNE, Gerald F.; MARTIN, Ralph P.; REID, Daniel G. Dicionário de Paulo e suas cartas. São Paulo: Vida Nova, Paulus, Loyola, 2008.

KOSELLECK, Reinhart. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Estudos Históricos, v. 5, n. 10, Rio de Janeiro, p. 134-146, 1992.

LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário Crítico de Teologia. São Paulo: Loyola, Paulinas, 2014.

LOSSKY, Nicholas et al. Dicionário do Movimento Ecumênico. Petrópolis: Vozes, 2005.

NAVARRO, Juan Bosh. Dicionário de Ecumenismo. Aparecida: Santuário, 2002.

PACOMIO, Luciano. Lexicon – Dicionário Teológico Enciclopédico. São Paulo: Loyola, 2003.

PASSOS, João Décio; USARSKI, Fran. Compêndio de Ciência da Religião* São Paulo: Paulinas e Paulus, 2021

PESSIANI, Leo. Espiritualidade e arte de cuidar: o sentido da fé para a saúde. São Paulo: Paulinas, 2010.

PONDÉ, Luiz Felipe. Espiritualidade para corajosos: a busca do sentido no mundo de hoje. 2 ed. São Paulo: Planeta do Brasil, 2008.

REVEZ, Jorge. Espiritualidade. In: USARSKI, Frank.; TEIXEIRA, Alfredo.; PASSOS, João Décio. Dicionário de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas; Loyola, Paulus, 2022, pp. 328-330.

RIBEIRO, Claúdio de Oliveira; ARAGÃO, Gilbraz; PANASIEWICZ, Robertley Dicionário do Pluralismo Religioso*. São Paulo: Recriar, 2020.

RODRIGUES, Angel Aparício; CASAS, Juan Canal. Dicionário Teológico da Vida Consagrada. São Paulo: Paulus, 1994.

SAMANES, Casiano Floristan.; TAMAYO-ACOSTA, Juan José. Dicionário de Conceitos Fundamentais do Cristianismo. São Paulo: Paulus, 1999.

SCHNEIDERS, Sandra M. Christian Spirituality: Definition, Methods and Types. In: Shelquadre, Philip. (Ed.). New SCM Dictionary of Christian Spirituality. London: SCM Press, 2013. (Edição do Kindle).

SCORGIE, Glen G. et al. Dictionary of Christian spirituality*. Grand Rapids: Zondervan Academic, 2011.

SCORGIE, Glen G. Overview of Christian Spirituality. In: SCORGIE, Glen G. et. al. Dictionary of Christian spirituality. Grand Rapids: Zondervan Academic, 2011. (Edição do Kindle).

SCORGIE, Glen G. Dictionary of Christian Spirituality* Grand Rapids: Zondervan, 2011.

SENRA, Flávio; RITZ, Claúdia; ECCO, Clóvis; CLORDOVIL, Daniela. Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas. Caminhos, v. 20, n, 3, Goiania, p. 309-315, 2022. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/12845 Acesso em: março de 2023.

SENRA, Flávio. Espiritualidade não religiosa. In: RIBEIRO, Claúdio de Oliveira.; ARAGÃO, Gilbraz.; PANASIEWICZ, Roberlei. (Org.) Dicionário do Pluralismo Religioso. São Paulo: Recriar, 2020, pp. 71-77.

SHELQUADRE, Philip. New SCM Dictionary of Christian Spirituality*. London: SCM Press, 2013.

SMITH, James K. A. Desejando o Reino: culto, cosmovisão e formação cultural. São Paulo: Vida Nova, 2018.

TAMAYO, Juan José. Novo Dicionário de Teologia* São Paulo: Paulus, 2009.

TORRALBA, Francesc. Inteligência Espiritual. 2 ed. São Paulo: Vozes, 2013.

USARSKI, Frank; TEIXEIRA, Alfredo; PASSOS João Décio. Dicionário de Ciência da Religião*. São Paulo: Loyola e Paulus, 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-19

Edição

Seção

Seção Temática