A “intimidade eficaz” e a construção de mundos corporificados através de práticas religiosas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2024vol24i3a10Palavras-chave:
Corporeidade, Corpóreo-e-material, Prática religiosa, Eficácia, Hinduísmo, UmbandaResumo
Este artigo foi escrito a partir de uma perspectiva antropológica que enfatiza a produção e o movimento nos estudos da cultura material como formas de compreender os aspectos sociais e corporificados das religiões. Ele resume aspectos-chave da estrutura de 'intimidade eficaz' desenvolvida pelo autor ao longo da última década, ligando o corpóreo-e-material ao sujeito, ao objeto e aos processos, afetos e efeitos da criação dos mundos religiosos, e enfatiza a relevância de tais ideias para o estudo interdisciplinar da Religião Material. A autora baseia-se extensivamente nas suas publicações e colaborações anteriores para traçar o desenvolvimento das suas ideias, desde o trabalho de campo etnográfico sobre a devoção hindu na Índia até à criação de uma plataforma digital global, dedicada à inovação nos estudos da Religião Material. Além disso, relaciona comparativamente as práticas de crenças do Brasil, da Indonésia e dos EUA apresentando-as em contextos de descolonização, herança e cuidado, sugerindo outras possíveis aplicações do conceito de intimidade eficaz no futuro. Este artigo defende uma teorização mais rigorosa e diversificada da corporeidade na Religião Material que considere o contexto, as interpretações e a inclusão das posições dos estudiosos em relação a seus objetos de estudo.
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