Ex-votos pintados
Material de devoção popular multimodal
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2024vol24i3a20Palavras-chave:
Ex-votos, Religiosidade, Linguagem, Patrimônio textualResumo
Este artigo é fruto da nossa tese de doutorado, na qual estudamos ex-votos pintados brasileiros e portugueses, dos séculos XVIII e XIX sob o viés da filologia. Consideramos que esse material se trata de um texto multimodal elaborado pela junção de texto verbal (a legenda) com texto não-verbal (a pintura), ou seja, que é composto por, pelo menos, duas formas de comunicação. As imagens pintadas, juntamente com os textos das legendas, trabalham de forma complementar no processo de construção da narrativa ex-votiva para deixar a mensagem ali registrada mais clara, persuasiva e memorável para o público, sobretudo nos ambientes de peregrinação religiosa. De maneira geral, o esquema da narratividade dos ex-votos – um aspecto bastante fixo – inclui o linguístico e o não linguístico e é dividido em três momentos sequenciais: o fato, o que a pessoa fez e a ação divina. Há uma finalidade comunicativa que se repete em todos os ex-votos e ela é mobilizada por uma evocação, que é o fato social/religioso a ser registrado em agradecimento e como forma de testemunho para a comunidade. Diante de um conjunto de ex-votos de um sítio religioso, é possível perceber que cada um deles, une a repetição (parcial) do já dito, já lido, já ouvido com a atualização, a novidade da situação individual de cada fiel.
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