Orientalismo e whitewashing na forma como Mortal Kombat representa divindades asiáticas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2024vol24i3a7Resumo
Este estudo analisa como a série Mortal Kombat perpetua o orientalismo e o whitewashing na representação de divindades asiáticas. Divindades como Raiden e Fujin do xintoísmo, além de onis do folclore japonês, são retratadas com características físicas e trajes que não correspondem à sua cultura original. Raiden, por exemplo, usa um chapéu cônico de palha, mais característico da Ásia continental do que do Japão. O whitewashing é evidente com personagens asiáticos frequentemente interpretados por atores brancos. A representação de onis é problemática, dividida em categorias de onis “inferiores” e “superiores”, onde os primeiros mantêm características tradicionais japonesas, enquanto os últimos se aproximam da iconografia ocidental de demônios. A personagem Ashrah, inspirada na deusa cananeia Ašera, é erroneamente classificada como oni, demonstrando uma fusão inadequada de mitologias asiáticas distintas. Essas práticas refletem o imperialismo cultural e a visão eurocêntrica da indústria de entretenimento estadunidense.
Referências
ALLEN, Bruce; KORIYAMA, Naoshi; THORNBER, Karen Laura (Eds.). Japanese tales from times past: stories of fantasy and folkore from the Konjaku monogatari. North Clarendon: Tuttle, 2015.
[ARIWARA no Narihira]. The Ise stories: Ise monogatari. Honolulu: University of Hawaii Press, 2010.
BOW, Leslie. Racist cute: Caricature, kawaii-style, and the Asian thing. American Quarterly, v. 71, n. 1, pp. 29-58, 2019.
BOWMAN, Paul. From chop suey to chop-socky: the construction of Chineseness in British television adverts. Journalism, Media and Cultural Studies, Cardiff, v. 15, pp. 1-29, 2020.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. 9. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1996.
COOPER, Alan M. Canaanite religion: an overview. In: JONES, Lindsay (Ed.). Encyclopedia of religion. v. 3. Detroit: Thomson Gale, 2005, pp. 1380-1390.
DIVIZIO, Richard. Instagram, 31 ago. 2019. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/B112R8wDaD8/>. Acesso em: 28 jun. 2024.
DOWIE-CHIN, Tianna; COWLEY, Matthew P. S.; WORLDS, Mario. Whitewashing through film: How educators can use critical race media literacy to analyze Hollywood’s adaptation of Angie Thomas’ The Hate U Give. International Journal of Multicultural Education, St. Davids, v. 22, n. 2, pp. 129-144, 2020.
ESCHENR, Kat. How Mortal Kombat changed vídeo games. Smithsonian Magazine, Washington, 13 set. 2017. Disponível em: <https://www.smithsonianmag.com/smart-news/how-mortal-kombat-changed-video-games-180964835/>. Acesso em: 28 jun. 2024.
FORD MODELS. Dana Taylor, 2024. Disponível em: <https://fordmodels.com/chicago/profile/dana-taylor/?board=women>. Acesso em: 28 jun. 2024.
GARDNER, Gerald B. The Keris and other Malay weapons. Singapore: Progressive, 1936.
HOPLEY, Alex. Mortal Kombat is the Best-selling fighting game franchise of all time. GameReactor, Copenhague, 22 maio 2023. Disponível em: <https://www.gamereactor.eu/mortal-kombat-is-the-bestselling-fighting-game-franchise-of-all-time-1268413/>. Acesso em: 28 jun. 2024.
HOSKIN, Kerri. Instagram, 1 mar. 2023. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CpQwjrWLMvA/>. Acesso em: 28 jun. 2024.
IMDb. Internet Movie Database, 2024. Disponível em: <https://www.imdb.com/>. Acesso em: 24 jun. 2024.
[KYŌKAI]. Record of miraculous events in Japan: The Nihon ryoiki. New York: Columbia University Press, 2013.
LIPIÑSKI, Edward. Athirat. In: JONES, Lindsay (Ed.). Encyclopedia of religion. v. 1. Detroit: Thomson Gale, 2005, pp. 589-592.
MET. Horse frontlet carved in relief with a female figure flanked by lions. Metropolitan Museum of Art, New York, 2024. Disponível em: <https://www.metmuseum.org/art/collection/search/325348>. Acesso em: 28 jun. 2024.
MIDWAY. Mortal Kombat. Chicago: Midway Games, 1992. Jogo eletrônico.
MIDWAY. Mortal Kombat II. Chicago: Midway Games, 1993. Jogo eletrônico.
MIDWAY. Mortal Kombat 3. Chicago: Midway Games, 1995. Jogo eletrônico.
MIDWAY. Mortal Kombat Trilogy. Chicago: Midway Games, 1996. Jogo eletrônico.
MIDWAY. Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero. Chicago: Midway Games, 1997a. Jogo eletrônico.
MIDWAY. Mortal Kombat 4. Chicago: Midway Games, 1997b. Jogo eletrônico.
MIDWAY. Mortal Kombat: Deadly Alliance. Chicago: Midway Games, 2002. Jogo eletrônico.
MIDWAY. Mortal Kombat: Deception. Chicago: Midway Games, 2004. Jogo eletrônico.
MIDWAY. Mortal Kombat: Armageddon. Chicago: Midway Games, 2006. Jogo eletrônico.
MORTAL KOMBAT WIKI. War Hammer. Mortal Kombat Wiki, 2023. Disponível em: <https://mortalkombat.fandom.com/wiki/War_Hammer>. Acesso em: 28 jun. 2024.
NETHERREALM STUDIOS. Mortal Kombat. Chicago: Warner Bros. Interactive Entertainment, 2011. Jogo eletrônico.
NETHERREALM STUDIOS. Mortal Kombat X. Chicago: Warner Bros. Interactive Entertainment, 2015. Jogo eletrônico.
NETHERREALM STUDIOS. Mortal Kombat 11. Chicago: Warner Bros. Interactive Entertainment, 2019. Jogo eletrônico.
NETHERREALM STUDIOS. Mortal Kombat: Onslaught. Chicago: Warner Bros. Interactive Entertainment, 2023a. Jogo eletrônico.
NETHERREALM STUDIOS. Mortal Kombat 1. Chicago: Warner Bros. Interactive Entertainment, 2023b. Jogo eletrônico.
Ō, Yasumaro. The Kojiki: An account of ancient matters. New York: Columbia University Press, 2014.
ONO, Yasumaro. Nihongi: Chronicles of Japan from the earliest time to A.D. 697. London: Routledge, 2010.
PAYNE-GALLWEY, Ralph. The crossbow: Its military and sporting history, construction and use. Mineola: Dover, 1995.
RIVKA, Savannah. Giant oni statue at entrance to Noboribetsu Onsen in Japan, 19 jun. 2019. [Fotografia]. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Giant_oni_statue_at_entrance_to_Noboribetsu_Onsen_in_Japan_(75).jpg>. Acesso em: 28 jun. 2024.
SEI Shonagon. The pillow book. London: Penguin, 2007.
SIN. Instagram, 1 set. 2020. DIsponível em: <https://www.instagram.com/p/CEm6ctIhLcI/>. Acesso em: 28 jun. 2024.
ROKOKO. How motion capture works in game development. Rokoko, Copenhague, 1 set. 2022. Disponível em: <https://www.rokoko.com/insights/motion-capture-in-video-games>. Acesso em: 28 jun. 2024.
TAWARAYA Sotatsu. Fūjin Raijin zu byōbu. Período Edo, século 17. Biombo, papel, fundo de ouro, pintura colorida, 154,5 cm x 169,8 cm. Museu Nacional de Kyoto, Kyoto.
TOSA, Mitsunobu. Hyakki yagyō emaki. Século XVI. Museu Nacional de Tóquio, Tóquio.
WALBRIDGE, John. The wisdom of the mystic East: Suhrawardī and Platonic Orientalism. Albany: SUNY Press, 2001.
ZULHUSNI, Muhammad. The evolution of facial animation and facial motion capture. Tech Wire Asia, [s.l.], nov. 2022. Disponível em: <https://techwireasia.com/11/2022/the-evolution-of-facial-animation-and-facial-motion-capture/>. Acesso em: 28 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.