Ética Barthiana e Teologia Pública: Contribuições para a Teologia da Cidadania
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2017vol17i1a8Palavras-chave:
Karl Barth, Cristologia da humanidade de Deus, Fundamentação da ética, Teologia Pública, Teologia da CidadaniaResumo
Este artigo é motivado pela ética tal como é vivida pela comunidade cristã, na qual se nota uma considerável incoerência entre vida e fé. Isso conduz à pergunta acerca da legitimidade e fundamentação da ética cristã. Diante dessa problemática, nossa investigação objetiva identificar a fundamentação da ética na elaboração teológica de Karl Barth e suas implicações para a práxis cristã hoje, tanto no âmbito comunitário, quanto no campo do fazer teológico. Como resultado, entendemos que a fundamentação da ética na teologia de Karl Barth é a própria pessoa de Jesus Cristo. Dessa fundamentação, os seguintes aspectos se destacam: humanidade de Deus – cristologia com ênfase na humanidade; radicalidade da graça – pensar a graça de Deus às últimas consequências; encarnação soteriológica e ética quenótica – ética encarnada na vida fundamentada no movimento de Deus em Jesus em favor da humanidade toda; “Cristo em nós” – Jesus como paradigma da ação cristã; e cidadania – especialmente como tarefa da comunidade cristã dentro da comunidade civil. Por fim, colocamos essas categorias em diálogo com elementos de uma Teologia da Cidadania formulados por Rudolf von SinnerDownloads
Publicado
2017-05-01
Edição
Seção
Intercâmbio
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.