Religião, política e cidadania no espaço escolar
Uma análise da juventude de Londrina e região
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2021vol21i2a7Palavras-chave:
Religião, Juventude, Escolas Públicas de Londrina e Região, Cidadania, Política, Diversidade Religiosa.Resumo
A presente pesquisa realizou uma análise que buscou abordar elementos relacionados à religiosidade enquanto um aspecto relevante para se pensar as juventudes atuais. Por meio da interpretação e cruzamento de dados quantitativos coletados em uma pesquisa exploratória quantitativa, aplicada em colégios estaduais de Londrina e região com estudantes, buscou-se apreender se essas juventudes constituem ou articulam questões e aspectos como a cidadania e política, à sua formação religiosa, e também a presença destes elementos no espaço escolar. Pela inferência dos dados em diálogo com o referencial teórico, apreendeu-se a possibilidade de suas perspectivas articularem elementos religiosos a aspectos relacionados à política e cidadania, bem como a aceitação da presença desses elementos em aspectos que envolvem tanto o âmbito privado e como o público, a exemplo da escola, apreendida como um espaço no qual se desenvolvem debates sobre religião, política e cidadania, e que possibilita o convívio entre diferentes identidades religiosas, podendo potencializar seus diálogos.
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