Fake profecias
A desinformação embalada em mensagem divina nas eleições presidenciais de 2022
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2024vol24i1a14Palavras-chave:
Pós-verdade, Fake News, Profecias e Relevações, Pastores-influenciadores, EleiçõesResumo
A emergência de desinformação no contexto das eleições presidenciais de 2022 no Brasil revelou uma nova dimensão religiosa com a presença de conteúdos enganosos disfarçados de profecias e revelações feitas por pastores-influenciadores em plataformas digitais. A partir da análise discursiva de vídeos de líderes religiosos nas redes sociais, o estudo revela a fusão do religioso com o digital, destacando um fenômeno que nominamos neste artigo de "Fake Profecias". Estas, diferentemente das Fake News, invocam a autoridade divina que costuma ser associada às revelações proféticas para disseminar conteúdos desinformativos, explorando a interseção entre fé, política e desinformação. A pesquisa destaca a necessidade de compreender o papel dos líderes religiosos que atuam no ambiente digital na propagação desses discursos enganosos, sublinhando o desafio de lidar com as "Fake Profecias" no cenário midiático contemporâneo.
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