INVESTIGANDO A SALA DE AULA: ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS SURDOS E OUVINTES, PROFESSORES E INTÉRPRETE DE SINAIS

Autores

  • Carlos Henrique Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • LUANDA CARDOSO MARTINS RAMPINELLI Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

surdos, sala de aula, intérprete, língua de sinais

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa sobre o que é dito ou acontece entre alunos ouvintes e surdos, intérprete de língua de sinais e professores. Para tanto, analisou-se a organização espacial e a interação ocorrida na sala de aula. Os dados para este artigo provém da observação participante de uma turma com surdos de uma Escola Pública em Juiz de Fora, Minas Gerais, durante o primeiro semestre de 2011. A turma possuía 35 alunos ouvintes e dois surdos, com idades entre 14 e 15 anos. Percebeu-se que um fator central na interação em sala de aula é o intérprete de sinais. Portanto, algumas discussões são feitas com relação à responsabilidade do intérprete e à organização espacial da sala de aula.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professor da área de Educação e Diversidade/ Língua de Sinais da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faced-UFJF). Coordenador do Grupo de Estudos em Educação de Surdos do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (Gees-Neped).

LUANDA CARDOSO MARTINS RAMPINELLI, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Bolsista BIC/UFJF 2010-2011, integrante do Grupo de Estudos em Educação de Surdos do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (Gees-Neped).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-08-06

Edição

Seção

Artigo / Edição InPLA