INVESTIGANDO A SALA DE AULA: ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS SURDOS E OUVINTES, PROFESSORES E INTÉRPRETE DE SINAIS
Mots-clés :
surdos, sala de aula, intérprete, língua de sinaisRésumé
Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa sobre o que é dito ou acontece entre alunos ouvintes e surdos, intérprete de língua de sinais e professores. Para tanto, analisou-se a organização espacial e a interação ocorrida na sala de aula. Os dados para este artigo provém da observação participante de uma turma com surdos de uma Escola Pública em Juiz de Fora, Minas Gerais, durante o primeiro semestre de 2011. A turma possuía 35 alunos ouvintes e dois surdos, com idades entre 14 e 15 anos. Percebeu-se que um fator central na interação em sala de aula é o intérprete de sinais. Portanto, algumas discussões são feitas com relação à responsabilidade do intérprete e à organização espacial da sala de aula.Téléchargements
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Publié-e
2014-08-06
Numéro
Rubrique
Artigo / Edição InPLA