COLABORAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS NO CONTEXTO BRASILEIRO
Palavras-chave:
Colaboração. Ensino e Aprendizagem. Aulas de Inglês. Educação BásicaResumo
À luz da perspectiva sócio-histórico-cultural que ancora o conceito de colaboração (JOHN-STEINER, 2000a, 2000b e outros) a presente pesquisa objetivou, primeiramente, a um levantamento bibliográfico acerca de estudos no contexto de ensino e aprendizagem de língua inglesa na perspectiva de colaboração. Em segundo lugar, a proposta foi investigar como as pesquisas constroem o campo semântico que se coaduna com os pressupostos da colaboração, para dessa forma, compreender como o tema é abordado nos estudos selecionados. Assim, uma revisão da literatura foi conduzida resultando em 43 estudos. Os resultam apontam que a maioria das produções encontra-se nas regiões brasileiras sul e sudeste e os princípios de colaboração mais recorrentes dizem respeito à interação, participação ativa do indivíduo no processo de construção de conhecimento, construção conjunta de conhecimento e negociação.