A relevância do contexto de produção no trabalho com gêneros textuais

Autores

  • Luciano Magnoni Tocaia Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

gêneros textuais, produção escrita, contexto de produção, resenha crítica

Resumo

Este artigo visa a apresentar análises de duas resenhas críticas – uma relativa à primeira produção e outra relativa à produção final – elaboradas por alunos de um curso de Publicidade e Propaganda em aulas voltadas à produção textual na disciplina de Redação e Expressão Oral II em uma universidade paulistana. As atividades de produção escrita desenvolvidas durante o curso basearam-se nos pressupostos teóricos do interacionismo sociodiscursivo tal como preconizado por Bronckart (2007) e por autores como Schneuwly e Dolz (2004) que trabalham a teoria dos gêneros textuais no ensino/aprendizagem de língua materna. Busca-se, assim, discutir a importância do contexto de produção para o desenvolvimento da produção textual no trabalho com gêneros textuais. Palavras-chave: gêneros textuais, produção escrita, contexto de produção, resenha crítica.

Biografia do Autor

Luciano Magnoni Tocaia, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Línguas estrangeiras Leitura em língua estrangeira Gêneros textuais Produção textual Elaboração de material didático

Downloads

Publicado

2010-10-18

Edição

Seção

Artigos