A relevância do contexto de produção no trabalho com gêneros textuais

Autores/as

  • Luciano Magnoni Tocaia Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

gêneros textuais, produção escrita, contexto de produção, resenha crítica

Resumen

Este artigo visa a apresentar análises de duas resenhas críticas – uma relativa à primeira produção e outra relativa à produção final – elaboradas por alunos de um curso de Publicidade e Propaganda em aulas voltadas à produção textual na disciplina de Redação e Expressão Oral II em uma universidade paulistana. As atividades de produção escrita desenvolvidas durante o curso basearam-se nos pressupostos teóricos do interacionismo sociodiscursivo tal como preconizado por Bronckart (2007) e por autores como Schneuwly e Dolz (2004) que trabalham a teoria dos gêneros textuais no ensino/aprendizagem de língua materna. Busca-se, assim, discutir a importância do contexto de produção para o desenvolvimento da produção textual no trabalho com gêneros textuais. Palavras-chave: gêneros textuais, produção escrita, contexto de produção, resenha crítica.

Biografía del autor/a

Luciano Magnoni Tocaia, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Línguas estrangeiras Leitura em língua estrangeira Gêneros textuais Produção textual Elaboração de material didático

Publicado

2010-10-18

Número

Sección

Artigos