O texto literário e o ensino de língua portuguesa

Autores

  • Edilaine Buin-Barbosa Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

ensino de língua portuguesa, texto literário, leitura, interação

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa orientam os professores que o gênero textual deve ocupar o lugar de eixo do trabalho. Segundo tais documentos, deve-se levar para a sala de aula textos com evidentes funções sociais, a fim de que o trabalho com a língua materna faça sentido para discente e docente. O que se percebe, contudo, é que a função original do gênero acaba por se perder ao longo do processo de didatização. Nesse sentido, o texto literário (e não o jornalístico, o didático etc.) pode funcionar como um elemento de ficcionalização, para que se garanta a construção de sentido para o aluno nas mais diversas situações (que ele ainda não experimentou). Trata-se de um trabalho propositivo, que se insere no campo aplicado dos estudos da linguagem. As experiências didáticas a serem apresentadas foram realizadas em uma escola particular de Campinas, interior de São Paulo, com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental II.

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Biografia do Autor

Edilaine Buin-Barbosa, Universidade de São Paulo

Ensino de Língua Portuguesa

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Publicado

2012-11-03

Como Citar

Buin-Barbosa, E. (2012). O texto literário e o ensino de língua portuguesa. Revista l@el Em (dis-)curso, 5(1), 102–118. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/8194

Edição

Seção

Jovem Pesquisador