O texto literário e o ensino de língua portuguesa

Autores/as

  • Edilaine Buin-Barbosa Universidade de São Paulo

Palabras clave:

ensino de língua portuguesa, texto literário, leitura, interação

Resumen

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa orientam os professores que o gênero textual deve ocupar o lugar de eixo do trabalho. Segundo tais documentos, deve-se levar para a sala de aula textos com evidentes funções sociais, a fim de que o trabalho com a língua materna faça sentido para discente e docente. O que se percebe, contudo, é que a função original do gênero acaba por se perder ao longo do processo de didatização. Nesse sentido, o texto literário (e não o jornalístico, o didático etc.) pode funcionar como um elemento de ficcionalização, para que se garanta a construção de sentido para o aluno nas mais diversas situações (que ele ainda não experimentou). Trata-se de um trabalho propositivo, que se insere no campo aplicado dos estudos da linguagem. As experiências didáticas a serem apresentadas foram realizadas em uma escola particular de Campinas, interior de São Paulo, com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental II.

Biografía del autor/a

Edilaine Buin-Barbosa, Universidade de São Paulo

Ensino de Língua Portuguesa

Publicado

2012-11-03

Número

Sección

Jovem Pesquisador