O texto literário e o ensino de língua portuguesa

Authors

  • Edilaine Buin-Barbosa Universidade de São Paulo

Keywords:

ensino de língua portuguesa, texto literário, leitura, interação

Abstract

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa orientam os professores que o gênero textual deve ocupar o lugar de eixo do trabalho. Segundo tais documentos, deve-se levar para a sala de aula textos com evidentes funções sociais, a fim de que o trabalho com a língua materna faça sentido para discente e docente. O que se percebe, contudo, é que a função original do gênero acaba por se perder ao longo do processo de didatização. Nesse sentido, o texto literário (e não o jornalístico, o didático etc.) pode funcionar como um elemento de ficcionalização, para que se garanta a construção de sentido para o aluno nas mais diversas situações (que ele ainda não experimentou). Trata-se de um trabalho propositivo, que se insere no campo aplicado dos estudos da linguagem. As experiências didáticas a serem apresentadas foram realizadas em uma escola particular de Campinas, interior de São Paulo, com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental II.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Edilaine Buin-Barbosa, Universidade de São Paulo

Ensino de Língua Portuguesa

Published

2012-11-03

How to Cite

Buin-Barbosa, E. (2012). O texto literário e o ensino de língua portuguesa. Revista l@el Em (dis-)curso, 5(1), 102–118. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/8194

Issue

Section

Jovem Pesquisador