ANÁLISE DE DISCURSOS QUE CONCORREM PARA O NÃO ENGAJAMENTO CIENTÍFICO NA UNIVERSIDADE
Abstract
O objetivo deste artigo é analisar dois discursos que rondam as disciplinas Metodologia Científica e Português Instrumental, comumente presentes na grade curricular do ensino superior (“o texto científico é próprio da elite acadêmico-científica” e “escrever é um dom”), com o intuito de buscar suas desconstruções e, assim, despojar o aluno daquilo que o engana - a produção científica como algo que é próprio de poucos e irrealizável. Para tanto, os contributos teóricos pautaram-se em bibliografias cujas bases estabelecem-se a partir da Linguística Textual e dos estudos sobre a metodologia que norteia a redação acadêmico-científica, por possibilitarem que o aluno dê conta dessa tarefa acadêmica, e da Análise do Discurso de linha francesa, por permitir uma análise do campo discursivo que leve em conta determinações histórico-sociais e ideológicas presentes no fundamento de qualquer dizer. Conclui-se que, observadas inicialmente as condições de coexistência entre as disciplinas, é possível desmistificar e desconstruir velhos discursos que aos poucos se estabeleceram e se cristalizaram, praticando reais possibilidades que contribuam para uma mudança real de um efeito de verdade.