ANÁLISE DE DISCURSOS QUE CONCORREM PARA O NÃO ENGAJAMENTO CIENTÍFICO NA UNIVERSIDADE

Autores/as

  • Nanci Aparecida de Almeida

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar dois discursos que rondam as disciplinas Metodologia Científica e Português Instrumental, comumente presentes na grade curricular do ensino superior (“o texto científico é próprio da elite acadêmico-científica” e “escrever é um dom”), com o intuito de buscar suas desconstruções e, assim, despojar o aluno daquilo que o engana - a produção científica como algo que é próprio de poucos e irrealizável. Para tanto, os contributos teóricos pautaram-se em bibliografias cujas bases estabelecem-se a partir da Linguística Textual e dos estudos sobre a metodologia que norteia a redação acadêmico-científica, por possibilitarem que o aluno dê conta dessa tarefa acadêmica, e da Análise do Discurso de linha francesa, por permitir uma análise do campo discursivo que leve em conta determinações histórico-sociais e ideológicas presentes no fundamento de qualquer dizer. Conclui-se que, observadas inicialmente as condições de coexistência entre as disciplinas, é possível desmistificar e desconstruir velhos discursos que aos poucos se estabeleceram e se cristalizaram, praticando reais possibilidades que contribuam para uma mudança real de um efeito de verdade.

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Publicado

2016-12-20

Cómo citar

Almeida, N. A. de. (2016). ANÁLISE DE DISCURSOS QUE CONCORREM PARA O NÃO ENGAJAMENTO CIENTÍFICO NA UNIVERSIDADE. Revista l@el Em (dis-)curso, 7(1), 98–120. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/20563

Número

Sección

Artigos