A linguagem em livros-texto de Neurociências: uma análise das concepções subjacentes
Palabras clave:
concepção de linguagem, dislexia do desenvolvimento, neurolingüística, neurociênciasResumen
RESUMO: Neste trabalho analisamos o que é dito sobre a linguagem em livros-texto de Neurociências comumente usados na formação de profissionais da área de Biologia e Saúde. Os livros-textos são considerados obras de referência e são dirigidos aos alunos de graduação. Realizamos um levantamento de como a linguagem é abordada em tais livros-textos, tendo em vista a concepção de linguagem e a dislexia do desenvolvimento, contrapondo a uma concepção de linguagem sócio-histórica e que fundamenta uma linha teórica em Neurolingüística. O levantamento foi realizado nos capítulos que tratam especificamente da linguagem, em quatro livros-textos: os títulos em maior número nas bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas. Observamos pela análise dos quatro livros-textos que esses apresentam uma concepção de linguagem voltada para o sistema lingüístico.Métricas
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Publicado
2010-10-18
Cómo citar
Andrade, M. L. F. (2010). A linguagem em livros-texto de Neurociências: uma análise das concepções subjacentes. Revista l@el Em (dis-)curso, 2(1), 125–146. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2197
Número
Sección
Artigos