A representação do professor temporário de língua inglesa sobre si: construindo identidades
Keywords:
Identidade, professor temporário de LI, representação sobre si.Abstract
Esta pesquisa suscitou-se em razão de que, no início do ano letivo de 2008, a Secretaria deEducação do Estado de São Paulo iniciou o processo de implementação da nova Proposta Curricular LEM– Inglês que, a partir de 2009 passou a ser o Currículo Oficial do Estado. Com o objetivo de interpretartraços identitários constitutivos do sujeito/professor temporário de LI, trazemos para o centro dasdiscussões as representações que eles fazem de si ao relatar que tipo de professor temem e gostariam deser. Esta pesquisa sustenta-se no arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso de correntefrancesa e tem como foco discutir o conceito de identidade segundo Hall (2006); e Coracini (2003, 2007).Para a constituição do nosso corpus, foram realizados um questionário e uma entrevista com trêsprofessores temporários de LI, no final do ano letivo de 2009, em duas escolas públicas localizadas nointerior do referido estado. Os dados apontaram para algumas regularidades presentes em seus dizeres, quesão marcados pelo anseio de ser diferente do que eles são, deixando entrever seus desejos pelo outro, natentativa de atingir a completude, a totalidade, mesmo que ilusoriamente.Downloads
Published
2013-09-07
Issue
Section
Artigo / Edição InPLA