A representação do professor temporário de língua inglesa sobre si: construindo identidades

Autores/as

  • Silvelena Cosmo Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - CAMPUS DE TRÊS LAGOAS (UFMS/CPTL)

Palabras clave:

Identidade, professor temporário de LI, representação sobre si.

Resumen

Esta pesquisa suscitou-se em razão de que, no início do ano letivo de 2008, a Secretaria deEducação do Estado de São Paulo iniciou o processo de implementação da nova Proposta Curricular LEM– Inglês que, a partir de 2009 passou a ser o Currículo Oficial do Estado. Com o objetivo de interpretartraços identitários constitutivos do sujeito/professor temporário de LI, trazemos para o centro dasdiscussões as representações que eles fazem de si ao relatar que tipo de professor temem e gostariam deser. Esta pesquisa sustenta-se no arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso de correntefrancesa e tem como foco discutir o conceito de identidade segundo Hall (2006); e Coracini (2003, 2007).Para a constituição do nosso corpus, foram realizados um questionário e uma entrevista com trêsprofessores temporários de LI, no final do ano letivo de 2009, em duas escolas públicas localizadas nointerior do referido estado. Os dados apontaram para algumas regularidades presentes em seus dizeres, quesão marcados pelo anseio de ser diferente do que eles são, deixando entrever seus desejos pelo outro, natentativa de atingir a completude, a totalidade, mesmo que ilusoriamente.

Biografía del autor/a

Silvelena Cosmo Dias, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - CAMPUS DE TRÊS LAGOAS (UFMS/CPTL)

Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Atualmente, é professora de Língua Inglesa das Faculdades Integradas de Paranaíba – FIPAR. Contato: diascosmo@yahoo.com.br.

Publicado

2013-09-07

Número

Sección

Artigo / Edição InPLA