Sobre la revista

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

POLÍTICA EDITORIAL Revista l@el em (dis-)curso -Revista de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem PUC/SP publica artigos sobre Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem nas linhas: Linguagem e Educação; Linguagem e Trabalho; Linguagem, Educação e Tecnologia; Linguagem e Patologias de Linguagem.

As línguas aceitas para publicação são - inglês, português, francês e espanhol. Todos os trabalhos devem ter resumos em português e em inglês.

Áreas de Interesse - Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem nas linhas: Linguagem e Educação; Linguagem e Trabalho; Linguagem, Educação e Tecnologia; Linguagem e Patologias de Linguagem.

Público da revista: Estudantes de pós-graduação e pesquisadores da área de linguística aplicada e estudos da linguagem, educação, educação e trabalho, fonoaudiologia, sociologia, psicologia da educação, linguística de corpus, estudos da metáfora, ensino de línguas e de áreas afins, professores dos diversos níveis de ensino, alunos de graduação.

Periodicidade: Semestral

Seções: Artigos, Entrevistas, Resumos, Resenhas, Jovem Pesquisador.

Tipos de Contribuições:

Artigos

1- Pesquisas empíricas - artigos que abordem em detalhe a análise de dados, recolhidos numa perspectiva teórica e metodológica previamente definida. Ou, ainda, artigos que resultem de intervenções de caráter mais pontual, projetos de intervenção e vivências nos mais diferentes contextos.

2- Pesquisas teórica - artigos que apresentem discussão teórica acerca de temas pertinentes à área.

3- Relatos de Simpósios e Conferências - artigos procedentes de apresentações realizadas em eventos científicos pertencentes à área.

Observações:

1. Para os alunos do LAEL/PUC-SP, aceitamos para avaliação o artigo enviado para a comissão da área complementar e aqueles elaborados como produtos finais de curso.

2. Na seção Jovem Pesquisador publicamos artigos de mestrandos e recém-doutores, incentivando-os a divulgar suas pesquisas e a ganhar experiência na escrita e publicação de artigos científicos.

Resumos e resenhas

1-Resumos de dissertações e teses, mencionando a perspectiva em que se enquadra a problemática analisada, a metodologia, e discutindo os resultados obtidos e contribuições do trabalho.

2 - Resenhas Críticas: apresentação de uma obra recém-lançada no espaço editorial, com análise crítica, invocando eventualmente outros autores.

Entrevistas

Entrevistas com professores da área - brasileiros e estrangeiros - realizadas por alunos, que tratem de temas relevantes para a área.

 

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Jovem Pesquisador

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos de dissertações de mestrados e teses

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigo / Edição InPLA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Debutante

Publica artigo de alunos da graduação em curso ou já concluída.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

Os textos são enviados para dois avaliadores "ad hoc", que deverão ser doutores reconhecidos nas suas áreas de pesquisa e vinculados a grupos de pesquisa credenciados.

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AVALIADORES

Elaborar e avaliar um artigo científico são privilégios e oportunidades de contribuição não apenas para o desenvolvimento da ciência, mas também para o fortalecimento da formação de pesquisadores e professores. O processo de elaboração do trabalho científico até sua publicação demanda além do conhecimento teórico e prático, honestidade e humildade por parte dos autores para receber críticas e sugestões. Por outro lado, é também importante que os avaliadores demonstrem o devido respeito ao trabalho submetido, sugerindo e criticando de maneira construtiva, visando melhorias das publicações e do nível das pesquisas desenvolvidas pelos autores. As avaliações são de extrema importância para o trabalho, além de ter a possibilidade de influenciar outros trabalhos dos autores do artigo avaliado. Ao fazer uma avaliação, o leitor deve adotar uma atitude crítica, porém imparcial e positiva, com o objetivo de promover a comunicação científica efetiva, relevante e precisa. Para isto, sugere-se a cada avaliador que:

1. Seja específico: ao identificar um problema em um artigo especifique claramente o problema e comente sobre suas consequências e/ou soluções.

2. Seja construtivo: mesmo em casos bem críticos, é importante que a avaliação seja construtiva, isto é, que ofereça caminhos e alternativas para que os autores possam melhorar o trabalho; escreva sugestões sobre como os autores podem melhorar este ou outro trabalho futuro. Faça perguntas que levem os autores a reflexões sobre seu trabalho.

3. Identifique pontos fortes e fracos do trabalho: apontar os pontos fortes do trabalho é tão importante quanto apontar os pontos fracos.

4. Resolva ou aponte suas dúvidas relacionadas ao tema do trabalho submetido: se há pontos sobre os quais você não tem certeza em sua avaliação, dedique alguns minutos para verificar estes pontos ou expresse suas dúvidas na avaliação.

 

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Conselho Editorial Interno

Angela Brambilla Cavenaghi Temudo Lessa

Beth Brait

Fernanda Liberalli

Leila Barbara

Lúcia Maria Guimarães Arantes

Maria Antonieta Alba Celani

Maria Cecília Camargo Magalhães

Maria Cecília P. Souza-e-Silva

Maria Francisca Lier-DeVitto

Maximina Maria Freire

Sumiko Nishitani Ikeda

Tony Berber Sardinha 

 

 

Conselho Editorial Externo

 

Adail Sobral

Ana Paula Marques Beato-Canato

Anselmo Pereira De Lima

Daniel Faïta

Daniella Barbosa Buttler

Eliane Gouvêa Lousada

Eulália Leurquin

Izabella Martins

Jean-Paul Bronckart

Lília Santos Abreu-Tardelli

Luiz Marine

Luzia Bueno

Marcelo El Khouri Buzato

Maria Antónia Coutinho

Maria Izabel Rodrigues Tognato

Marina Gonçalves Buzzo

Mauro Tadeu Baptista Sobhie

Rosalice Pinto

Sandoval Nonato Gomes-Santos

Suzana Carielo da Fonseca