- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Conselho Editorial Interno
- Conselho Editorial Externo
Foco e Escopo
POLÍTICA EDITORIAL Revista l@el em (dis-)curso -Revista de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem PUC/SP publica artigos sobre Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem nas linhas: Linguagem e Educação; Linguagem e Trabalho; Linguagem, Educação e Tecnologia; Linguagem e Patologias de Linguagem.
As línguas aceitas para publicação são - inglês, português, francês e espanhol. Todos os trabalhos devem ter resumos em português e em inglês.
Áreas de Interesse - Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem nas linhas: Linguagem e Educação; Linguagem e Trabalho; Linguagem, Educação e Tecnologia; Linguagem e Patologias de Linguagem.
Público da revista: Estudantes de pós-graduação e pesquisadores da área de linguística aplicada e estudos da linguagem, educação, educação e trabalho, fonoaudiologia, sociologia, psicologia da educação, linguística de corpus, estudos da metáfora, ensino de línguas e de áreas afins, professores dos diversos níveis de ensino, alunos de graduação.
Periodicidade: Semestral
Seções: Artigos, Entrevistas, Resumos, Resenhas, Jovem Pesquisador.
Tipos de Contribuições:
Artigos
1- Pesquisas empíricas - artigos que abordem em detalhe a análise de dados, recolhidos numa perspectiva teórica e metodológica previamente definida. Ou, ainda, artigos que resultem de intervenções de caráter mais pontual, projetos de intervenção e vivências nos mais diferentes contextos.
2- Pesquisas teórica - artigos que apresentem discussão teórica acerca de temas pertinentes à área.
3- Relatos de Simpósios e Conferências - artigos procedentes de apresentações realizadas em eventos científicos pertencentes à área.
Observações:
1. Para os alunos do LAEL/PUC-SP, aceitamos para avaliação o artigo enviado para a comissão da área complementar e aqueles elaborados como produtos finais de curso.
2. Na seção Jovem Pesquisador publicamos artigos de mestrandos e recém-doutores, incentivando-os a divulgar suas pesquisas e a ganhar experiência na escrita e publicação de artigos científicos.
Resumos e resenhas
1-Resumos de dissertações e teses, mencionando a perspectiva em que se enquadra a problemática analisada, a metodologia, e discutindo os resultados obtidos e contribuições do trabalho.
2 - Resenhas Críticas: apresentação de uma obra recém-lançada no espaço editorial, com análise crítica, invocando eventualmente outros autores.
Entrevistas
Entrevistas com professores da área - brasileiros e estrangeiros - realizadas por alunos, que tratem de temas relevantes para a área.
Políticas de Seção
Editorial
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Entrevistas
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Artigos
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Jovem Pesquisador
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resumos de dissertações de mestrados e teses
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resenhas
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Artigo / Edição InPLA
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Debutante
Publica artigo de alunos da graduação em curso ou já concluída.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
Os textos são enviados para dois avaliadores "ad hoc", que deverão ser doutores reconhecidos nas suas áreas de pesquisa e vinculados a grupos de pesquisa credenciados.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AVALIADORES
Elaborar e avaliar um artigo científico são privilégios e oportunidades de contribuição não apenas para o desenvolvimento da ciência, mas também para o fortalecimento da formação de pesquisadores e professores. O processo de elaboração do trabalho científico até sua publicação demanda além do conhecimento teórico e prático, honestidade e humildade por parte dos autores para receber críticas e sugestões. Por outro lado, é também importante que os avaliadores demonstrem o devido respeito ao trabalho submetido, sugerindo e criticando de maneira construtiva, visando melhorias das publicações e do nível das pesquisas desenvolvidas pelos autores. As avaliações são de extrema importância para o trabalho, além de ter a possibilidade de influenciar outros trabalhos dos autores do artigo avaliado. Ao fazer uma avaliação, o leitor deve adotar uma atitude crítica, porém imparcial e positiva, com o objetivo de promover a comunicação científica efetiva, relevante e precisa. Para isto, sugere-se a cada avaliador que:
1. Seja específico: ao identificar um problema em um artigo especifique claramente o problema e comente sobre suas consequências e/ou soluções.
2. Seja construtivo: mesmo em casos bem críticos, é importante que a avaliação seja construtiva, isto é, que ofereça caminhos e alternativas para que os autores possam melhorar o trabalho; escreva sugestões sobre como os autores podem melhorar este ou outro trabalho futuro. Faça perguntas que levem os autores a reflexões sobre seu trabalho.
3. Identifique pontos fortes e fracos do trabalho: apontar os pontos fortes do trabalho é tão importante quanto apontar os pontos fracos.
4. Resolva ou aponte suas dúvidas relacionadas ao tema do trabalho submetido: se há pontos sobre os quais você não tem certeza em sua avaliação, dedique alguns minutos para verificar estes pontos ou expresse suas dúvidas na avaliação.
Periodicidade
Semestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Conselho Editorial Interno
Angela Brambilla Cavenaghi Temudo Lessa
Beth Brait
Fernanda Liberalli
Leila Barbara
Lúcia Maria Guimarães Arantes
Maria Antonieta Alba Celani
Maria Cecília Camargo Magalhães
Maria Cecília P. Souza-e-Silva
Maria Francisca Lier-DeVitto
Maximina Maria Freire
Sumiko Nishitani Ikeda
Tony Berber Sardinha
Conselho Editorial Externo
Adail Sobral
Ana Paula Marques Beato-Canato
Anselmo Pereira De Lima
Daniel Faïta
Daniella Barbosa Buttler
Eliane Gouvêa Lousada
Eulália Leurquin
Izabella Martins
Jean-Paul Bronckart
Lília Santos Abreu-Tardelli
Luiz Marine
Luzia Bueno
Marcelo El Khouri Buzato
Maria Antónia Coutinho
Maria Izabel Rodrigues Tognato
Marina Gonçalves Buzzo
Mauro Tadeu Baptista Sobhie
Rosalice Pinto
Sandoval Nonato Gomes-Santos
Suzana Carielo da Fonseca