Responsividade: a percepção do acabamento enunciativo através de tiras de humor

Autores/as

  • Anderson Cristiano da Silva Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - SEESP

Palabras clave:

enunciado, tiras de humor, responsividade, acabamento enunciativo

Resumen

Há alguns anos, iniciou-se uma cobrança nos concursos públicos para professores delínguas sobre a teoria bakhtiniana, porém percebemos que os estudos bakhtinianos ainda não sãocontemplados na prática pedagógico-educacional dos docentes que atuam nas escolas de EnsinoBásico. Assim, o objetivo deste trabalho é problematizar o conceito de responsividade, tentandoaproximar a teoria bakhtiniana ao contexto pedagógico dos professores da Educação Básica. Paratanto, como referencial teórico-metodológico, analisamos uma tira de humor à luz da AnáliseDialógica do Discurso. À guisa de conclusão, ao se falar em responsividade, precisamos considerara relação entre os diversos elementos dos enunciados que interferem na constituição de sentidos.

Biografía del autor/a

Anderson Cristiano da Silva, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - SEESP

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU)

Publicado

2013-09-07

Número

Sección

Artigo / Edição InPLA