Responsividade: a percepção do acabamento enunciativo através de tiras de humor

Authors

  • Anderson Cristiano da Silva Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - SEESP

Keywords:

enunciado, tiras de humor, responsividade, acabamento enunciativo

Abstract

Há alguns anos, iniciou-se uma cobrança nos concursos públicos para professores delínguas sobre a teoria bakhtiniana, porém percebemos que os estudos bakhtinianos ainda não sãocontemplados na prática pedagógico-educacional dos docentes que atuam nas escolas de EnsinoBásico. Assim, o objetivo deste trabalho é problematizar o conceito de responsividade, tentandoaproximar a teoria bakhtiniana ao contexto pedagógico dos professores da Educação Básica. Paratanto, como referencial teórico-metodológico, analisamos uma tira de humor à luz da AnáliseDialógica do Discurso. À guisa de conclusão, ao se falar em responsividade, precisamos considerara relação entre os diversos elementos dos enunciados que interferem na constituição de sentidos.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Anderson Cristiano da Silva, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - SEESP

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU)

Published

2013-09-07

How to Cite

Silva, A. C. da. (2013). Responsividade: a percepção do acabamento enunciativo através de tiras de humor. Revista l@el Em (dis-)curso, 6(1), 25–37. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/6397

Issue

Section

Artigo / Edição InPLA