A escrita em língua inglesa e o erro: um breve estudo sob a luz da Linguística de Corpus

Autores

  • Gustavo Estef Lino da Silveira UERJ

Palavras-chave:

análise de erros, linguística de corpus, linguística aplicada, inglês como língua estrangeira.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar quais elementos léxico-gramaticais de quatro palavras ou quadrigramas (HYLAND, 2008, p.5) ensinados em aulas de inglês como língua estrangeira seriam produzidos erroneamente pelos aprendizes em composições. Para tal investigação foram coletadas 394 redações de alunos concluintes de um curso livre de inglês da cidade do Rio de Janeiro que estudavam a língua há cerca de 7 anos. O corpus foi manipulado usando-se programas de computador para extração de grandes quantidades de dados digitais seguindo preceitos de análise da Linguística de Corpus como uma metodologia de pesquisa (SHEPHERD, 2009, p. 153). O resultado do trabalho demonstrou que os aprendizes produziram blocos de palavras errôneos sugerindo uma possível não assimilação do conteúdo ensinado, uma aprendizagem parcial ou até mesmo uma criatividade do aprendiz influenciada por sua língua materna.

 

Biografia do Autor

Gustavo Estef Lino da Silveira, UERJ

Professor Assistente de Língua Inglesa do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Possui mestrado em Linguística pela UERJ e especialização em Linguística Aplicada pela UERJ.

Possui mais de 10 anos de experiência em ensino de inglês como língua estrangeira em diversas instituições de ensino.

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos