“DOCENTES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”: AGENTES OU ATORES? ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA DO HISTÓRICO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO

Autores/as

  • Anselmo Pereira de Lima UTFPR

Palabras clave:

Trabalho Educacional. Análise de Textos Prescritivos. Procedimentos.

Resumen

Resumo: Este texto apresenta uma análise linguístico-discursiva do Histórico que relata o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Foram empregados alguns dos procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional propostos por Bronckart e Machado (2004; 2005), sendo o objetivo encontrar e apresentar uma resposta para a seguinte questão: qual é o lugar atribuído pelo documento aos professores de educação profissional de nível técnico no processo de elaboração das diretrizes? O estudo revelou que o documento analisado apresenta os docentes como agentes, ou seja, actantes que não possuem as características de um ator. Em outras palavras, esses professores figuram no documento não como a fonte de um processo, mas como passivos em relação a uma Comissão Especial e seus membros. Palavras-chave: Trabalho educacional; análise de textos prescritivos; procedimentos.

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Publicado

2011-12-31

Cómo citar

de Lima, A. P. (2011). “DOCENTES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”: AGENTES OU ATORES? ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA DO HISTÓRICO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO. Revista l@el Em (dis-)curso, 4(2), 19–36. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/8091

Número

Sección

Jovem Pesquisador