COSMOLOGIAS AFROINDÍGENAS NA AMAZÔNIA MARAJOARA

Autores

  • Agenor Sarraf Pacheco Universidade Federal do Pará - Professor Adjunto

Palavras-chave:

Cosmologias, Afroindígena, Decolonialidades, Amazônia Marajoara

Resumo

Dialogando com historiografias dos contatos indígenas e africanos na Amazônia, imagens de inscrição da arte nativa em cerâmica marajoara, cachimbos, altar barroco e narrativas literárias, que reconstituem marcas dos intercâmbios dessas culturas na Amazônia Marajoara a partir do século XVII, o ensaio procura visibilizar práticas “decoloniais” em territórios da “diferença colonial” experienciadas por índios, negros e afroindígenas entre campos e florestas na região. A perspectiva central do estudo é demonstrar que cosmologias de grupos de tradições orais, explicativas das múltiplas expressões de seus modos de vida praticados e compartilhados na Amazônia, apesar de ainda pouco exploradas pelos estudiosos da diáspora, agenciaram significados de lutas culturais estabelecidas astuciosamente contra a dominação de suas artes, corpos e pensares por grupos no poder no contexto colonial. Em tempos contemporâneos, essas cosmologias vêm sendo continuamente reafirmadas por meio da recriação de saberes, danças, cantos, religiosidades e outras sociabilidades como expressões de patrimônio material e imaterial afroindígena neste portal da Amazônia.

Biografia do Autor

Agenor Sarraf Pacheco, Universidade Federal do Pará - Professor Adjunto

Doutor em História Social (PUC-SP, 2009); Mestre em História Social (PUC-SP, 2004); Especialista em Métodos e Técnica em Elaboração de Projetos Sociais (PUC-MG, 2002) e Licenciado Pleno e Bacharel em História (UFPA, 1999). Discute teoricamente Estudos Culturais Britânicos, Latino-Americanos e Pensamento Pós-Colonial. Tem experiência na área de História Sociocultural da Amazônia e da Amazônia Marajaora; História Social da Cultura; História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Afroindígena; Antropologia Histórica. Coordena o Grupo de Pesquisa Estudos Culturais na Amazônia (GECA/CNPq/UFPA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), lotado no Instituto de Ciências da Arte (ICA), vinculado à Faculdade de Artes (FAV), ao Curso de Museologia e aos Programas de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e Antropologia (PPGA). Atua especialmente nos temas: História Oral, Memória, Patrimônio, Imaginário, Imagens, Cidade-Floresta, Culturas Afroindígenas, História e Saber Local, Identidades, Cosmologias, Religiosidades, Interculturalidades, Tradições Orais e Letradas.

Downloads

Publicado

2013-01-14

Como Citar

Pacheco, A. S. (2013). COSMOLOGIAS AFROINDÍGENAS NA AMAZÔNIA MARAJOARA. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 44. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10219

Edição

Seção

Artigos