BANDEIRANTES NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA: UM ESTUDO ICONOGRÁFICO*
Palavras-chave:
Museu Paulista, Museu Mariano Procópio, Henrique Bernardelli, Rodolpho Amoêdo, bandeirantes.Resumo
O presente artigo analisa o choque entre duas propostas iconográficas para os bandeirantes paulistas: uma de Affonso d'Escragnolle Taunay e outra dos artistas Henrique Bernardelli e Rodolpho Amoêdo, a partir das obras existentes no Museu Paulista e no Museu Mariano Procópio. Com base na correspondência entre Taunay e os artistas, nas próprias obras, seus esboços e na trajetória pessoal dos pintores, evidencia-se a impossibilidade de perceber, de forma unívoca, a relação estabelecida entre encomendante e artista.
Downloads
Como Citar
de Castro Vieira Christo, M. (2012). BANDEIRANTES NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA: UM ESTUDO ICONOGRÁFICO*. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 24. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10624
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.