BANDEIRANTES NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA: UM ESTUDO ICONOGRÁFICO*

Autores

  • Maraliz de Castro Vieira Christo

Palavras-chave:

Museu Paulista, Museu Mariano Procópio, Henrique Bernardelli, Rodolpho Amoêdo, bandeirantes.

Resumo

O presente artigo analisa o choque entre duas propostas iconográficas para os bandeirantes paulistas: uma de Affonso d'Escragnolle Taunay e outra dos artistas Henrique Bernardelli  e Rodolpho Amoêdo, a partir das obras existentes  no Museu Paulista e no Museu Mariano  Procópio. Com base na correspondência entre Taunay e os artistas, nas próprias obras, seus esboços e na trajetória pessoal dos pintores, evidencia-se a impossibilidade de perceber, de forma unívoca, a relação estabelecida  entre encomendante  e artista.

Downloads

Como Citar

de Castro Vieira Christo, M. (2012). BANDEIRANTES NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA: UM ESTUDO ICONOGRÁFICO*. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 24. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10624