OS CUIDADOS DE SI E OS CUIDADOS DO OUTRO: LUGARES DE GÊNERO NA PUBLICIDADE DA REVISTA CAPRICHO (DÉCADAS DE 1950-1960)
Palavras-chave:
Publicidade, relações de gênero, subjetividadeResumo
Este texto aborda a possibilidade que os anúncios publicitários abrem para a análise dos papéis sociais destinados às mulheres de uma determinada época, refletindo sobre a possível participação das propagandas na constituição das subjetividades das mulheres e homens de uma geração. Dessa forma, a mídia aparecerá como um lugar de educação que dissemina, prescreve e perpetua valores e códigos de comportamento e de conduta. A análise do material em questão (anúncios publicitários presentes em edições da revista Capricho pertencentes às décadas de 1950 e 1960), nos permite refletir acerca de o quanto as marcas de gênero são apresentadas pela mídia de forma hierárquica e estereotipada contribuindo para o estabelecimento e fortalecimento de relações de poder.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.