VIRIL, PRODUTIVO E HONRADO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE MASCULINA EM COLÉGIOS CATÓLICOS
Palavras-chave:
Masculinidade, educação católica, identidade.Resumo
Com base no pressuposto de que a identidade é uma categoria de distinção que serve para demarcar as igualdades e as diferenças entre os grupos sociais e que o gênero é uma prática apreendida nas relações do cotidiano, imersas em redes de poder, esse trabalho analisa o projeto de construção da masculinidade presente no modelo pedagógico e nas práticas escolares dos estabelecimentos católicos, a partir do estudo do Guide des Écoles a l’usage des petits frères de Marie, compêndio adotado pelos colégios Maristas com o intuito de estabelecer regras de conduta que visavam à construção de uma identidade masculina específica que distinguisse os alunos dos colégios católicos dos jovens em geral.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.