TRÁFICO DE DROGAS, BRIGAS DE GANGUES E HOMICÍDIOS EM SÉRIE: BIOGRAFIA DE UM JOVEM EM CONFLITO COM A LEI

Autores

  • Lia Machado Fiuza Fialho Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Charliton José dos Santos Machado Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • José Albio Moreira de Sales Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

biografia, jovem, tráfico de drogas, assassinato, socioeducação.

Resumo

O escopo foi biografar um jovem em conflito com a lei envolvido com o tráfico de drogas e homicídios, com vistas a compreender o contexto social e as nuanças que motivaram a conduta discrepante às normas legalmente instituídas. Por intermédio da história oral biográfica utilizada como metodologia de pesquisa, investigou-se como transcorre a vida de um jovem traficante, que se envolveu no assassinato de várias pessoas, e se encontrava em cumprimento de medida socioeducativa de internação. A análise do discurso revelou desrespeito aos direitos humanos, exclusão social, ineficiência do sistema socioeducativo e banalização da vida.

 

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Especialista em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino pela UFC, em Psicologia da Educação - FLATED e em Psicopedagogia Institucional e Clínica – FLATED. Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Editora chefe da coleção Práticas Educativas – EdUECE.

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1994). Mestre em Sociologia pela Universida­de Federal da Paraíba/UFPB (1997). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2001). Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas/UNI­CAMP (2009). Atualmente é Professor Associado II e Professor Permanente dos seguintes Programas de Pós-Graduação: PPGE e PPGS, ambos da Universidade Federal da Paraíba. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPQ PQ2-D.

José Albio Moreira de Sales, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor em História com tese sobre História da Arte pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e estágio de pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade do Porto em Portugal (2009). Mestre em Desenvolvimento Urbano e Regional pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1991) e Licenciado em Arte e Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2013) . Atualmente é Professor Adjunto M da Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

Fiuza Fialho, L. M., Machado, C. J. dos S., & Sales, J. A. M. de. (2015). TRÁFICO DE DROGAS, BRIGAS DE GANGUES E HOMICÍDIOS EM SÉRIE: BIOGRAFIA DE UM JOVEM EM CONFLITO COM A LEI. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 51. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/20411