ARQUIVO JOÃO PENTEADO E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS ESTUDOS DE EDUCAÇÃO ANARQUISTA NO BRASIL

Autores

  • Carmen Sylvia Vidigal Moraes
  • Doris Accioly e Silva

Palavras-chave:

educação escolar e cultura anarquistas, arquivos escolares, história educação.

Resumo

Criado, em 1992, por iniciativa de professores da Faculdade de Educação da USP preocupados com a produção de instrumentos de pesquisa para a escrita da história da educação brasileira, o Centro de Memória da Educação – CME/FEUSP integra o esforço de revitalização do campo de produção da pesquisa histórica por meio da problematização e alargamento da concepção de fontes em história da educação, e ampliação da historiografia. O texto discute os procedimentos de pesquisa, conceitos e métodos utilizados, e os resultados do projeto Educação Anarquista no Brasil. O Acervo João Penteado (1912 a 1961), voltado à análise de conjunto documental inédito, de interesse substantivo para a reconstrução histórica das práticas educativas desenvolvidas na Escola Moderna, bem como sobre a história do ensino no estado (auxílios CNPq e FAPESP).

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Como Citar

Vidigal Moraes, C. S., & Accioly e Silva, D. (2014). ARQUIVO JOÃO PENTEADO E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS ESTUDOS DE EDUCAÇÃO ANARQUISTA NO BRASIL. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 48. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/20700