CULTURAS LETRADAS, EXPERIÊNCIA E ENSINO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL (1870-1924)

Autores

  • Alexandra Lima da Silva

Palavras-chave:

Livros didáticos. Experiência. Cultura letrada.

Resumo

O presente trabalho analisa a relação entre o florescimento do mercado editorial na cidade do Rio de Janeiro e o significativo investimento na publicação de livros didáticos, particularmente dos manuais didáticos de História do Brasil, tendo como aportes teóricos a noção de experiência, a luz das contribuições teóricas do historiador inglês Edward Palmer Thompson. Procura refletir sobre os significados da produção de livros didáticos no interior de transformações mais amplas, considerando a expansão do ensino público e a popularização da cultura letrada na cidade, ampliando o acesso à educação, produção e difusão de textos impressos.

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Como Citar

Lima da Silva, A. (2015). CULTURAS LETRADAS, EXPERIÊNCIA E ENSINO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL (1870-1924). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 51. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/24050