MÚSICA INDÍGENA BRASILEIRA – FILTRAGENS E APROPRIAÇÕES HISTÓRICAS

Autores

  • José D’ Assunção Barros

Resumo

Este artigo – unindo a perspectiva historiográfica e a perspectiva musicológica – busca examinar aspectos fundamentais da música indígena brasileira, particularmente a sua dimensão social e a história de sua apropriação e restrição pela cultura ocidental. Busca-se, sobretudo, refletir sobre a inadequação de abordagens que – até a primeira metade do século XX e em alguns casos persistindo ainda hoje – examinaram a prática musical indígena a partir de critérios de escuta e de anotação exclusivamente calcados nos parâmetros ocidentais. O texto intenta refletir sobre as distorções que podem surgir com o deslocamento de uma determinada produção cultural para fora de seu contexto.

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Publicado

2009-12-08

Como Citar

Barros, J. D. A. (2009). MÚSICA INDÍGENA BRASILEIRA – FILTRAGENS E APROPRIAÇÕES HISTÓRICAS. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 32(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/2422