MÚSICA INDÍGENA BRASILEIRA – FILTRAGENS E APROPRIAÇÕES HISTÓRICAS
Resumo
Este artigo – unindo a perspectiva historiográfica e a perspectiva musicológica – busca examinar aspectos fundamentais da música indígena brasileira, particularmente a sua dimensão social e a história de sua apropriação e restrição pela cultura ocidental. Busca-se, sobretudo, refletir sobre a inadequação de abordagens que – até a primeira metade do século XX e em alguns casos persistindo ainda hoje – examinaram a prática musical indígena a partir de critérios de escuta e de anotação exclusivamente calcados nos parâmetros ocidentais. O texto intenta refletir sobre as distorções que podem surgir com o deslocamento de uma determinada produção cultural para fora de seu contexto.Downloads
Publicado
2009-12-08
Como Citar
Barros, J. D. A. (2009). MÚSICA INDÍGENA BRASILEIRA – FILTRAGENS E APROPRIAÇÕES HISTÓRICAS. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 32(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/2422
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2009 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.