Stuart Hall e as questões étnico-raciais no Brasil: Cultura, representações e identidades

Autores

  • Maria Angélica Zubaran Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil, ULBRA/RS, Brasil. Porto Alegre, RS,Brasil.
  • Maria Lúcia Wortmann Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil (Canoas/RS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS), Brasil.
  • Edgar Roberto Kirchof Professor Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no PPGEDU e no Curso de Letras.

Palavras-chave:

Stuart Hall, racismo, identidades étnico-raciais, representações racializadas, diáspora

Resumo

O presente artigo aborda algumas das principais contribuições teóricas de Stuart Hall para a historiografia sobre o negro no Brasil e está dividido em três principais seções. Na primeira, há um breve balanço do percurso intelectual de Stuart Hall, juntamente com uma explanação sobre a centralidade da cultura no seu pensamento. Em seguida, considerando que o contexto histórico é sempre fundamental para as teorizações de Stuart Hall, é apresentado o cenário em que as questões étnico-raciais passaram a adquirir relevância no contexto brasileiro. Na última seção, por fim, apresentam-se as principais contribuições de Stuart Hall para as discussões sobre relações étnico-raciais e identidades negras no Brasil, a partir de alguns conceitos teóricos discutidos em seus textos, tais como raça, racismo, identidades, diáspora e representações racializadas.

Biografia do Autor

Maria Angélica Zubaran, Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil, ULBRA/RS, Brasil. Porto Alegre, RS,Brasil.

Maria Angélica Zubaran é mestre e doutora em História na State University of New York (SUNY) at Stony Brook, com Pós-Doutorado no Birkbeck College da London University, Professora do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil, ULBRA/RS, Brasil. Porto Alegre, RS.

 

 

Maria Lúcia Wortmann, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil (Canoas/RS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS), Brasil.

Maria Lúcia Castagna Wortmann é mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). (Doutorado sanduíche na Université Paris VI). Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação  da Universidade Luterana do Brasil (Canoas/Rs) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS).

Edgar Roberto Kirchof, Professor Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no PPGEDU e no Curso de Letras.

Edgar Roberto Kirchof possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no PPGEDU e no Curso de Letras. Porto Alegre, RS. email: Porto Alegre, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-10-13

Como Citar

Zubaran, M. A., Wortmann, M. L., & Kirchof, E. R. (2016). Stuart Hall e as questões étnico-raciais no Brasil: Cultura, representações e identidades. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 56. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/25714

Edição

Seção

Artigos Dossiê